Ogum Xoroque – Na Umbanda quem é?
Quando Pai Rubens Saraceni coloca na introdução do seu livro Orixás Ancestrais a seguinte mensagem “que todos aprendam com seus ensinamentos, mas que ninguém negue a eles os créditos devidos pois, tenho certeza, eles abriram para o plano material as chaves da compreensão de alguns dos mistérios de Deus. Mestres da Luz, sejam sempre abençoados, pois deram à religião umbandista e a todas as outras, chaves inimaginadas!”.
Ele deixa claro à quem devemos nos lembrar quando assuntos como este, tratado a seguir, foram abertos e explicados aos irmãos de Umbanda. Segundo a Ciência Divina, cada dimensão, realidade, universo e etc são regidos por determinadas Divindades que fazem parte e também determinam a natureza de vida que flui ali.
Entrecruzamento
Os padrões vibratórios das naturezas dos seres sempre estarão ligados aos Orixás Maiores (individualizações de Deus ou regentes de Tronos) e é a partir da imantação dessas divindades que também se formam as hierarquias divinas dos Seres Naturais. Esses seres manifestam as qualidades dos Orixás Maiores em um nível muito maior do que nós vivenciamos em nossas vidas, são seres puros nesses mistérios e por isso não vivem em um misto de irradiações como nós vivemos nesse contexto terreno.
Da mesma forma que nós temos ancestralidade nos Orixás, da mesma maneira que as falanges de entidades humanas se agrupam sob a imantação de um Orixá, isso ocorre entre os Seres Encantados e com os Seres Naturais, porém na dimensão em que vivem se relacionam apenas com uma regência.
Entretanto há o entrecruzamento de magnetismos, cada um dos seres serão atraídos (verticalmente) por um Orixá/Trono que lhe atribuirá a qualidade original, por exemplo um ser que é atraído pelo Trono de Ogum, terá como qualidade original o fator ordenador. Após isso, ele irá ser atraído (ou atingido horizontalmente) por uma segunda onda vibratória que irá definir sua função.
Dentro de uma mesma natureza encontraremos Seres Naturais atuando em campos diversos, nos quais identificamos uma Oxum da Fé, outra do Conhecimento, da Justiça, da Lei… algumas tem nomes conhecidos como é o caso de Oxum Apará, no entanto não há uma tradição na Umbanda com relação a diversidade de nomes qualificativos dos Orixás.
Esses seres cujos nomes já dão uma pista do seus qualitativos como Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Oxum Apará, Iansã do Bale, Ogum Xoroquê.. apresentam-se na maioria das vezes nessa forma mais “humanizada” pois com isso, se fazem entender mais facilmente por nós e ainda apresentam simbolismos presentes no mistério pelo qual atuam.
O estudo destas combinações é chamado de Ciência Divina e é ele que mostra o entrecruzamento de forças que dá origem a tantas formas e nomes. Nenhum destes Oguns é o Pai Maior Ogum e sim entidades naturais de Ogum, cada um tem sua forma humanizada diferente. Todos eles têm a mesma natureza direcionada para campos de atuação diferentes.
E para entender a diferença entre os Caboclos de Ogum, Caboclos de Ogum Xoroquê, Oguns Xoroquês, Exus Xoroquês e etc manifestado no terreiro para um Orixá Natural Ogum Xoroquê, Cumino pontua “simples, Caboclos incorporam e dão consultas, Orixás incorporam e executam toda uma ritualística sem pronunciar nenhuma palavra e quando muito dizem, falam apenas o seu nome“.
Por isso, um médium pode incorporar Ogum Xoroquê e depois descobrir que este é um espírito humano Caboclo de Ogum Xoroquê e por isso ele se manifesta com as mesmas características de uma entidade, que como colocado por Cumino se difere da manifestação do Orixá/Ser Natural.
Portanto de uma forma interpretativa na Umbanda – que aceita a Ciência Divina e dá suporte para a compreensão desse acontecimento na religião – Ogum Xoroquê é um ser natural de Ogum e sendo assim tem como natureza o Trono Ordenador da Lei, mas que atua na força e no mistério do Orixá Exu.
Não entendemos que esse seja um ser que é metade Exu e metade Ogum, mas sim, que ele tenha em sua essência essas duas composições energéticas, sendo a primeira sua natureza e a segunda sua atuação. Assim como acontece com as demais falanges de espíritos humanos, como por exemplo Caboclo das 7 Encruzilhadas (Caboclo = grau hierárquico 7 Encruzilhada – mistérios de Oxalá, Ogum, Obaluayê).
Manifestação de Ogum Xoroque
Aos médiuns que trabalham com a manifestação de Ogum Xoroque é comum o relato de uma manifestação intensa, vibrante, com dança e giro frenéticos e também de energia mais densa, característica da influência energética do mistério de Exu.
É também comum a manifestação de Xoroque nos dias de trabalhos mais pesados, em que os atendimentos irão demandar mais fortemente do corte de magias e do encaminhamento de energias negativas acumuladas e cultivadas pelo próprio consulente. Entretanto, não é um consenso que isso aconteça somente nesses casos, pois, o médium que trabalha com Ogum Xoroque, naturalmente irá manifestar esse Orixá nas chamadas de Orixá.
Ogum Xoroquê já esteve na África, vive no Candomblé, na Quimbanda e é presença forte nos terreiros de Umbanda. Deixe seu comentário sobre sua relação com essa força!
Salve Nossos Guardiões da Lei! Salve Ogum Xoroque! Exu Xoroque! Caboclos Xoroque!!
Obrigado pela leitura Ogum Xoroque
Oxumare
Oxumare Oxumare é Orixá que atua na vida dos seres para absorver, diluir e corrigir os desequilíbrios no campo do amor, além de irradiar energias de
Pai Joaquim de Angola
Pai Joaquim de Angola – Saravá os Pretos Velhos: os vovôs e vovós Saravá Pai Joaquim de Angola! Preto Velho vem… vem de Aruanda… firma
Sao Jorge na Umbanda
Sao Jorge na Umbanda : conheça sua história e o sincretismo com Ogum São Jorge é padroeiro dos escoteiros e patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia